Dia 31/8, às 10h, transmissão pelo canal DATASUS ao vivo do YouTube.
Saiba mais na Integra MS!

No dia 31 de agosto, às 10h, o Ministério da Saúde comemorará os 20 anos de sua Biblioteca Virtual em Saúde (BVS MS/CODINF/CGDI/SAA/SE/MS) por meio de evento on-line transmitido pelo YouTube (Canal DATASUS ao vivo – Clique aqui e participe!). Durante o evento, serão lançados o novo site da BVS MS, o selo comemorativo de aniversário e a Vitrine do Conhecimento: História Natural da Covid-19.

Para falar um pouco da história da BVS MS, a cerimônia contará com a participação de convidados ilustres, alguns dos quais foram fundamentais para a criação da Biblioteca Virtual, há duas décadas, e outros que são importantes para a manutenção e sucesso dela hoje. Todos são referência quando o assunto é modelo BVS e democratização do acesso à informação em saúde.

Dentre os produtos comemorativos a serem lançados, destacam-se a nova versão do site da BVS MS e a Vitrine do ConhecimentoHistória Natural da Covid-19. Essa última é fruto de parceria entre o Centro Latino-Americano de Informação em Ciências da Saúde (BIREME/OPAS/OMS) e o Departamento de Ciência e Tecnologia (DECIT/SCTIE/MS).

Segue abaixo a lista dos convidados que participarão do evento:

  • Eliane Santos – Assessora regional em Gestão do Conhecimento e Redes na Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS/OMS), Washington, D.C. Integrante do Departamento de Evidência e Inteligência para Ação em Saúde. Chefe da BVS MS à época da criação.
  • Márcia Rollemberg – Mentora e 1ª Coordenadora-Geral da Coordenação-Geral de Documentação e Informação (CGDI/SAA/SE/MS). Atuou 17 anos na coordenação. Criou e implantou a BVS MS, 1ª BVS institucional do Brasil.
  • Abel Packer – Diretor do Programa SciELO/Fapesp (Scientific Electronic Library Online/Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), diretor do Centro Latino-Americano de Informação em Ciências da Saúde (BIREME/OPAS/OMS) à época da criação da BVS MS.
  • Diego Gonzalez – Diretor atual da BIREME/OPAS/OMS.
  • Verônica Abdala – Gerente da BIREME/OPAS/OMS.
  • Luiz Tadeu Vilela Blumm – Subsecretário de Assuntos Administrativos (SAA/SE/MS).
  • Soraya Zacarias – Coordenadora-Geral de Documentação e Informação (CGDI/SAA/SE/MS).
  • Shirlei Rodrigues – Coordenadora de Disseminação de Informações Técnico-Científicas em Saúde (CODINF/CGDI/SAA/SE/MS).
  • Sandra Teixeira – Bibliotecária responsável pela Biblioteca Virtual em Saúde do Ministério da Saúde (BVS MS/CODINF/CGDI/SAA/SE/MS).
  • Alessandra Siqueira – Diretora do Departamento de Ciência e Tecnologia (DECIT/SCTIE/MS)
  • Rosana Leite – Secretária Extraordinária de Enfrentamento da Covid-19 (SECOVID/MS)

 

Mais informações

 

Sobre a BVS MS: 

A BVS MS, além de integrar o Ministério da Saúde, pertencendo à Coordenação de Disseminação de Informações Técnico-Científicas em Saúde da Coordenação-Geral de Documentação e Informação (CODINF/CGDI/SAA/SE/MS), também faz parte de uma rede de bibliotecas virtuais em saúde mundialmente reconhecida: a Rede Latino-Americana e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde (Rede BVS). Essa rede (e o modelo adotado por ela) foi criada, é gerida e coordenada pela BIREME.

No mundo acadêmico, científico e profissional da saúde, BVS é sinônimo de fonte de informação fidedigna e confiável, sendo o local onde pesquisadores, profissionais e gestores vão buscar evidências técnicas e científicas para a tomada de decisão quando o assunto é saúde.

Assim como acontece com o restante das bibliotecas virtuais da Rede BVS, o público-alvo da BVS MS também são pesquisadores, estudantes, profissionais e gestores da saúde, com o acréscimo dos cidadãos em geral, a quem o ministério tem a obrigação de fornecer informação acessível e de qualidade em saúde.

A BVS MS disponibiliza, por meio do seu site, acesso público a todo o acervo do Ministério da Saúde (livros, campanhas, revistas, artigos científicos e demais materiais multimídia), também oferecendo acesso a diversas outras bases de dados científicas, nacionais e internacionais, de alta credibilidade na comunidade acadêmica e profissional da saúde, inclusive bases institucionais com a produção técnica e científica das instituições federais do SUS.

Além disso, a BVS MS ainda desenvolve uma série de produtos e serviços próprios, disponibilizados também no site, sempre objetivando a ampla disseminação da informação confiável em saúde: Boletim Informação para a Saúde (IS), publicado trimestralmente com um compilado de 30 artigos científicos em texto completo, sobre as diversas áreas da saúde, e retirados da coleção de periódicos da Biblioteca Científica On-line (SciELO); Dicas em Saúde, que disponibilizam mensalmente informações de utilidade pública elaboradas em linguagem simples, sobre doenças, prevenção de acidentes, cuidados com a higiene, dentre outros; Terminologia da Saúde, serviço que traz o Vocabulário Controlado e o Glossário de Termos e Siglas do MS, que visam estabelecer uma linguagem padrão para o MS e toda a esfera federal do SUS, facilitando a troca de saberes; acesso ao Sistema de Legislação em Saúde (Saúde Legis), que reúne, em uma única base de dados, os atos normativos federais do SUS publicados no Diário Oficial da União; Eventos, área que apresenta lista atualizada de eventos mundiais relevantes no campo da informação em saúde; Catálogo de Sites (da saúde); NotíciasDatas da SaúdeGaleria dos MinistrosPolíticas e Diretrizes do Sistema Único de Saúde e Telefones Úteis.

 

Sobre a Vitrine do Conhecimento – História Natural da Covid-19:

A coleção de Vitrines do Conhecimento é um produto do Portal Regional da BVS desenvolvido pela BIREME para temas relevantes de saúde, com conteúdo selecionado das diversas Bibliotecas Virtuais em Saúde (Rede BVS), contendo as principais e mais atualizadas  publicações sobre o tema escolhido, infometria e outros recursos de informação relacionados. As vitrines visam promover o amplo acesso da população a todo esse material disponibilizado de forma organizada e gratuita.

A vitrine que está sendo lançada se originou da cooperação técnica entre a BIREME (Projeto BIR-03/20-2.0) e a Secretaria de Ciência, Tecnologia, Inovação e Insumos Estratégicos em Saúde do Ministério da Saúde (SCTIE/MS), por meio do Departamento de Ciência e Tecnologia (DECIT).  O financiamento do produto se deu por meio da Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS). Dentro dessa cooperação também se encontram em desenvolvimento ações voltadas para aumentar a produção, o uso e o acesso das evidências científicas nos processos de tomada de decisão e de formulação de políticas no contexto do SUS, incluindo outros produtos de comunicação de evidências na temática da pandemia de covid-19.

A Vitrine do Conhecimento da História Natural da Covid-19 nasceu a partir da necessidade de compreender a história natural dessa doença, tendo em vista que tal conhecimento é um pré-requisito para o planejamento e a execução de estudos que avaliem o impacto das intervenções, para a tomada de decisão.

O produto em si consiste em um meio de comunicação de evidências, no qual ficam expostas buscas feitas na Rede BVS sobre os subtemas da História Natural da Covid-19.  A vitrine é uma ferramenta para pesquisadores que visam identificar estudos nesses subtemas, atuando como uma facilitadora para a construção de sínteses de evidências. Além disso, todas as informações disponibilizadas por meio dela são atualizadas juntamente com as bases de dados da Rede BVS, mantendo-se, portanto, em constante atualização.

Outras iniciativas dentro dessa cooperação estão previstas para serem lançadas ainda este ano, como, por exemplo, o Mapa de Evidências sobre reabilitação de sequelas pós-covid-19. Mais dois outros mapas de evidências e uma vitrine do conhecimento estão previstos na cooperação, ainda em processo de conceitualização, com temáticas relevantes para o processo de tomada de decisão e de formulação de políticas no contexto do SUS.

Texto: Equipe de Divulgação Interna SAA/SE/MS (com contribuições do Departamento de Ciência e Tecnologia – DECIT/SCTIE/MS)

 


Últimas Notícias