SE/MS realiza 3ª Reunião do Conselho Editorial do Ministério da Saúde
Saiba mais na Integra MS

Nesta segunda-feira (22/4), a Secretaria-Executiva do Ministério da Saúde (SE/MS), por meio da Coordenação-Geral de Documentação (CGDI/SAA/SE), realizou no auditório Emílio Ribas, a 3ª Reunião do Conselho Editorial do Ministério da Saúde, no formato híbrido, com a participação do Secretário Executivo (SE/MS), Swedenberger do Nascimento Barbosa, do Secretário de Atenção Especializada à Saúde (SAES/MS), Adriano Massuda, da Secretária de Informação e Saúde Digital (SEIDIGI/MS), Ana Estela Haddad, do Secretário de Atenção Primária à Saúde (SAPS/MS), Felipe Proenço de Oliveira, do Coordenador-Geral de Planejamento, Orçamento e Monitoramento da Execução Financeira (CGPO/SESAI), Nelson Soares Filho e da Coordenadora-Geral de Documentação e Informação (CGDI/SAA/SE), Eva Patricia Alvares Lopes, além dos conselheiros do Coned e representantes das Secretarias.

O Conselho Editorial do Ministério da Saúde (Coned) é um colegiado normativo e deliberativo com a atribuição de definir os critérios de produção e seleção das obras para publicação, zelando pela imagem e credibilidade administrativa, técnica e científica do Ministério da Saúde. Esse conselho é formado por uma equipe multidisciplinar composta por especialistas em diversas áreas da pasta e entidades vinculadas.

O Secretário Executivo, Swedenberger do Nascimento Barbosa, ressaltou que a atual Política Editorial do MS foi aprovada e está em pleno exercício desde 2004, “estamos instalando hoje, em 2024, um processo de mudança: vinte anos depois, iniciamos a mudança na Política Editorial do Ministério”. A atualização servirá para adequar e atualizar padrões de qualidade, rigor científico e ética condizentes com atual cenário em que vivemos.

A Política Editorial do Ministério da Saúde representa um marco fundamental na garantia da qualidade e confiabilidade das informações disseminadas pela instituição. Estabelecendo diretrizes claras e criteriosas para a produção e divulgação de conteúdos relacionados à saúde pública, essa política desempenha um papel essencial na promoção da credibilidade e eficácia das comunicações do Ministério. Em 2024, a revisão da Política Editorial torna-se essencial, em frente ao contexto atual que é marcado pela rápida evolução tecnológica e pela disseminação de desinformação, especialmente em relação à saúde.

A Coordenadora-Geral de Documentação e Informação, Eva Patricia Alvares Lopes, apresentou em linhas gerais a composição e as atribuições do Coned, e indicou a leitura do Manual do Conselho Editorial do Ministério da Saúde aos participantes, o qual oferece orientações detalhadas sobre as responsabilidades e como contribuir de maneira eficaz para os trabalhos do Coned.

A coordenadora-geral propôs, ainda, a agenda para o ano de 2024. Essa agenda inclui capacitação dos conselheiros sobre produção editorial do Ministério, a formação de grupo de trabalho para revisão da política, formação dos comitês setoriais e elaboração do Planejamento Editorial Integrado. Por fim, explicou que a área responsável pela execução das ações do Conselho Editorial é a Coordenação de Gestão Editorial (EDITORA MS/CGDI/SAA/SE), que realiza a normalização, revisão e diagramação das obras. Segundo ela, “todas as publicações do MS precisam, necessariamente, passar pela normalização”. Além disso, informou que existe a previsão de retorno de impressões de obras no Ministério da Saúde.

Ao fim da reunião, os participantes puderam fazer questionamentos e tirar dúvidas quanto ao funcionamento e atribuições do conselho.

Assista aqui a 3ª Reunião do Conselho Editorial do Ministério da Saúde.

Texto: Fernanda Saigg – Núcleo de Comunicação da SAA/SE e Mariana Carvalho – Coordenação-Geral de Documentação e Informação (CGDI/SAA/SE)


Últimas Notícias