Nova exposição no túnel relembra mulheres que marcaram a história da saúde brasileira

Desde a última sexta-feira (12), quem passa pelo túnel do Ministério da Saúde escuta uma trilha sonora composta por músicas marcantes da sambista Dona Ivone Lara. O que pouca gente sabe é que, além de cantora e compositora, ela também foi enfermeira e servidora do Ministério da Saúde. A exposição “Dona Ivone Lara e Mulheres da Saúde” presta homenagem a figuras que contribuíram, de modos diversos, para a construção da saúde pública no Brasil.

Além de homenagear Dona Ivone Lara, o Centro Cultural do Ministério da Saúde (CCMS/CGDI/SAA/SE) também presta tributo a outras dez brasileiras que deixaram sua marca nacional e internacionalmente. Com pinturas inéditas do coletivo Negro Muro, conhecido por seu trabalho na preservação da memória e representatividade pela arte urbana, essas mulheres são celebradas por suas contribuições pioneiras e transformadoras na saúde, demonstrando a importância do papel feminino na área e inspirando as gerações futuras.

“A exposição é um tributo necessário e inspirador, não apenas para celebrar a vida e o legado de figuras extraordinárias, mas também para reconhecer a importância da arte e da saúde pública na construção da identidade nacional”, enfatiza Fabíola Simoni, chefe do Centro Cultural do Ministério da Saúde.

Concebida como um desfile de escola de samba, a exposição percorre, de um lado, as várias etapas da vida da Dona Ivone Lara, desde sua infância até sua carreira musical, com foco no trabalho como enfermeira, assistente social e terapeuta ocupacional.

A ideia de honrar a memória de Dona Ivone Lara e valorizar sua trajetória como profissional de saúde e servidora do Ministério da Saúde trouxe também a necessidade de homenagear outras mulheres que, com sua atuação, inteligência e determinação, criaram e criam os alicerces para a existência de um Sistema Único de Saúde no Brasil. Por isso, o desfile continua do outro lado do túnel, com a homenagem a dez figuras importantes e marcantes.

A mostra, que está em exibição desde março e tem duração prevista até julho, também comemora o Mês do Dia Internacional da Mulher e o aniversário da Dona Ivone Lara (13 de abril)

Texto: Flávia Menna Barreto – Centro Cultural do Ministério da Saúde (CCMS/CGDI/SAA/SE)


Últimas Notícias