Sarau Literário fecha com muita emoção o Mês da Mulher  
Confira a cobertura jornalística e fotográfica na Integra MS!

A primeira edição do Sarau Literário, realizado pela Equipe de Vigilância e Promoção da Saúde do Servidor (Coass/Cogep/SAA/SE), aconteceu na quarta-feira, 27 de março, das 11h30 às 14h, no hall do térreo do Edifício Anexo do Ministério da Saúde, em Brasília. O evento encerrou com chave de ouro, muita sensibilidade, arte, poesia e música a programação de atividades que a Coordenação-Geral de Gestão de Pessoas (Cogep/SAA/SE) ofereceu ao longo do mês em que se comemora o Dia Internacional da Mulher. Confira a cobertura fotográfica e os vídeos mais ao final da notícia!

No Sarau Literatura e Emancipação Feminina, as(os) participantes, em sua maioria, mulheres, declamaram poemas e trechos de obras literárias de escritoras inspiradoras. Palavras de referências da literatura brasileira como Cora Coralina, Cecília Meireles, Clarice Lispector, além de outras, como Edvana Carvalho, Martha Medeiros e, inclusive, uma trabalhadora do MS (Wilma César), arrebataram o público, que parecia se sentir presenteado. Alguns autores homens também foram lidos, sendo algumas(uns) escritoras(es) internacionais.

Poemas e prosas de variadas origens, que retratam a diversidade social, cultural, étnica e multicolorida da realidade brasileira e feminina foram declamados por personalidades e sotaques não menos diversos de nossas trabalhadoras. Elas compartilharam no Sarau a criatividade, o talento e a inventividade das escritoras, lendo desde temas inerentes à alma feminina, até aqueles que se referem à toda a humanidade, trazendo também o protesto e o pioneirismo da descrição do amor entre pessoas do mesmo sexo, neste último caso, por meio de trecho de obra da década de 1950 da escritora suíça Patrícia Highsmith. Mas a inspiração e a arte não pararam por aí…

O evento contou também com a apresentação do Grupo de Prática de Conjunto Musical do Projeto #SUStenido que, revezando-se com as declamações, tocou 17 músicas inesquecíveis de compositoras brasileiras, além de outras canções em alusão às mulheres. O harmonioso conjunto de músicos deu um show à parte com as cantoras trabalhadoras do MS.  Na voz delas, também todos se divertiram e se sensibilizaram com palavras de mulheres ícones da arte e da música, como Dona Ivone Lara, Rita Lee e tantas outras.

A trabalhadora Ana Paula da Cruz (Diretoria de Programas/SVSA), que declamou um poema de Vanda Lucena e foi uma das cantoras a se apresentar, emociona-se ao falar do projeto musical e do evento:Para mim, esse projeto é uma expressão de saúde em sua forma mais ampla. Estou ainda emocionada com a nossa apresentação no Sarau Literário, celebrando o Mês das Mulheres. Que momento especial. Sou uma mulher negra, trabalhadora do SUS e me sinto honrada por fazer parte disso.”

 

Outro sucesso do Sarau foi a presença de uma linda gaiola repleta de pequenos pergaminhos com poesias escritas e um belo varal com outras penduradas. A ação “Liberte uma poesia” convidava os presentes a levá-las para suas vidas. E funcionou, porque não sobrou quase nenhuma no final do evento. A estante do Projeto Livros Livres (explicado mais ao fim deste texto) também estava presente para divulgar o projeto e oferecer seus livros ao público.

Idealizadora do Sarau Literário, a psicóloga da Equipe de Vigilância e Promoção da Saúde, Valéria Brito, em sua fala durante o evento, reforçou a importância de ações como essa em prol da saúde mental das(os) trabalhadoras(es) do MS: “É importante que tenhamos, durante o período laboral, espaço para trabalharmos as nossas funções superiores: a arte, a música…”

A coordenadora-geral de Gestão de Pessoas, Etel Matielo, parabenizou a equipe da Cogep por todo o trabalho que desenvolve e frisou, em seu discurso de abertura do evento, a importância da saúde integral, que inclui atividade física, o contato com a arte e a música. Afirmou que os projetos que envolvem essas atividades não são resultado de voluntariado e, sim, fazem parte das atribuições da Cogep ao gerir e cuidar das(os) trabalhadoras(es) do MS. Sobre o foco feminino do Sarau, declarou, ainda: “Nós, mulheres, costumamos cuidar das pessoas, mas também precisamos ser cuidadas. E a saúde mental e a arte são formas de cuidado”.

Nesse sentido, o trabalhador e músico do Projeto #SUStenido, Cícero de Paola (DENSP/FUNASA) comentou sobre sua experiência: “Hoje o Sarau oportunizou-nos uma honrosa homenagem às mulheres. Nos vimos numa vivência que combinou músicas e falas, poemas e reflexões sobre a vida e vidas… espaço vivo; de poder e fala!”

Veja uma seleção de fotos do Sarau Literatura e Emancipação Feminina ao final da página ou acesse aqui o álbum completo de fotografias do evento!

Assista trechos de algumas músicas apresentadas:

Vídeo da música Garganta 

Vídeo da música 10 contados

Vídeo da música Agora só falta você

Projeto Livros Livres

O Sarau Literário é uma ação do Projeto Livros Livres, da Equipe de Vigilância e Saúde do Servidor (Coass/Cogep/SAA/SE). Por meio desse projeto, as pessoas podem doar ou apanhar (pegar emprestado ou definitivamente) livros de qualquer gênero literário – romance, ficção, fantasia, suspense, ação, aventura, poesia, biografia etc – no balcão localizado na sala de recepção da Coass, no térreo do Edifício Anexo do MS, ala B.

A estante Livros Livres tem como objetivo promover o protagonismo dos trabalhadores do MS (independentemente do vínculo) na promoção da saúde mental. Em toda última quinta-feira do mês, das 11h30 às 12h30, é realizada uma roda de conversa com os trabalhadores e o(a) autor(a) – que, por vezes, também é trabalhador(a) – de uma obra da estante escolhida pelos organizadores do projeto. O encontro ocorre de forma híbrida, havendo a reunião presencial na sala de recepção da Coass e o acesso virtual por meio desse link no Teams.

Para participar das rodas de conversa, fique atenta(o) aos informes da Equipe de Vigilância e Promoção da Saúde na Integra MS. Se você é autor(a) de algum livro literário, entre em contato para compor essa agenda pelo e-mail sepros@saude.gov.br ou pelo ramal 9028.

E atenção! A sugestão do Livro do Mês de abril é a obra Tudo é rio da Carla Madeira. Leia e venha fazer parte da conversa com a autora em 25/4, última quinta-feira deste mês!

 

Projeto #SUStenido

O Projeto #SUStenido nasceu na Cogep com o intuito de abarcar ações de promoção da saúde relacionadas ao universo da música. A ação de prática de conjunto musical já está em andamento desde setembro de 2023. Nela, os trabalhadores do MS que tocam algum instrumento e/ou sabem cantar ensaiam músicas em grupo no Espaço + Saúde, no subsolo do Edifício Anexo do MS/DF, ou no subsolo do Edifício Sede, às terças (13h) e quintas-feiras (13h), e se apresentam em eventos no Ministério da Saúde, em Brasília. Os dias e horários podem ser alterados por meio de decisão e consenso dos participantes.

Quer saber mais sobre o projeto ou se inscrever? Clique aqui!

 

Texto: Priscila Campos (Núcleo de Comunicação da SAA/SE) com contribuição de Thiago Castellan (Cogep/SAA/SE)”

Últimas Notícias