Inaugurada a exposição Cultura & Saúde
Mostra do CCMS/CGDI fica em exibição pelos próximos três meses no túnel de ligação entre os edifícios Sede e Anexo do MS

“A ideia da Coordenação Geral de Documentação e Informação (CGDI) foi presentear a todos os trabalhadores do Ministério da Saúde com uma ação que relacionasse arte, cultura e saúde. Apresentar um trabalho para animar quem passa pelo túnel criando um ambiente lúdico e imersivo por meio de reproduções de quadros famosos, fatos históricos, objetos cênicos, textos sobre projetos atuais, entre outros elementos”, observa o chefe da Divisão do Centro Cultural, Thiago Petra.

A mostra, viabilizada com o apoio do Centro Latino-Americano e do Caribe em Ciências da Saúde (BIREME/OPAS/OMS), é separada em três módulos. O primeiro, chamado de “Artes”, mostra como a saúde, a doença, o corpo, a cura e a promoção da qualidade de vida têm sido pensadas e representadas pelos artistas desde a Grécia Antiga. Para isto, a equipe do CCMS relacionou obras famosas à algumas Políticas Públicas de Saúde criadas pelo MS.

O segundo, “Reflexões”, apresenta o trabalho de algumas instituições de saúde brasileiras que realizam estudo e tratamento em saúde mental usando processos artísticos, além de convidar o público a experimentar olhar para si mesmo e para o mundo de outra forma, utilizando espelhos.

Por último, o módulo “Rede” traz ações e projetos em todo o País que se valem de elementos culturais, artísticos, educativos e lúdicos para lidar com saúde. “A ideia do CCMS foi mostrar os profissionais que estão na ponta e usam a cultura para promover saúde. Durante a pesquisa para construirmos esta exposição, conhecemos muitas histórias lindas e emocionantes, não conseguimos trazer todas.”, completa Petra.

Interação

Com o intuito de aprofundar alguns temas expostos, os QR Codes presentes ao longo da mostra Cultura & Saúde possibilitam o acesso online a conteúdos extras que complementam a experiência, como publicações da Biblioteca Virtual em Saúde do Ministério da Saúde – BVS MS e material das campanhas de aleitamento materno. Também é possível responder a uma pesquisa de opinião sobre a exposição.

Para aguçar o potencial criativo dos visitantes, a equipe do CCMS criou um passo a passo ensinando como fazer um cordel e 10 dicas para fotografar com o smartphone. Na área chamada de “Participe” o visitante pode fazer uma selfie para postar em suas redes pessoais, com a hashtag #culturaesaude.

 

Cultura & Saúde

Onde: Túnel de ligação entre os edifícios Sede e Anexo do Ministério da Saúde, em Brasília (DF)

Visite!

 

Texto: Comunicação Interna/Ascom/GM/MS


Últimas Notícias